sexta-feira, 8 de julho de 2011

ONG é parceira: castração química inicia com cães de Dona Ziza

Nesta sexta-feira, dia 8 de julho, a presidente e também veterinária Antonella Cordi e o veterinário Valdeni Cordeiro - iniciaram a campanha de castração de cães pelos cachorros de D. Heloisa Helena Oronha, a D. Ziza, que cuida de aproximadamente cem cães no quintal de sua casa, situada na estrada que dá acesso à UPA Campos Novos.
Pela manhã o médico veterinário Ricardo Lucas, responsável técnico pelo produto utilizado no processo de castração, o Infertile, que é patenteado e fabricado pela Rhobifarma Indústria Farmacêutica, esteve no local para capacitar e passar todas as orientações necessárias sobre o produto aos profissionais da cidade. O produto é a base de Gluconato de Zinco, sendo que o zinco quando aplicado em alta concentração nos testículos dos cães é capaz de provocar alteração nas células que fabricam os espermatozóides, levando a infertilidade.
De acordo com Ricardo, estudos têm comprovado que a eficácioa do Infertile chega a 99,6%, geralmnete com uma única dose. No caso dos cachorros que vivem domiciliados com as fêmeas, o que acontece com os animais de Dona Ziza, recomenda-se uma segunda dose 30 dias após a aplicação da
primeira.
"Temos comprovação científica  que o Infertile dói menos que uma castração convencional, por cirurgia, em função do pós-operatório, que pode causar complicações, queda de pontos, contaminação do local", aponta.
Antes da aplicação do Infertile, o animal recebe um anestésico e após, um remédio antiinflamatório. Depois do procedimento, o cão é acompanhado por 4 horas.  "A castração química é um método seguro, mais simples, mais prático e muito mais barato e por isso muitas prefeituras do país estão aderindo", conta Ricardo.
No Brasil, o medicamento é recente e comercializado há quase três anos, o que mostra que a administração de Campos Novos deu um grande passo, seguindo o exemplo de municípios de São Paulo, como Americana, que utilizam este método de controle de animais há mais tempo.
Médico veterinário da empresa fabricante do medicamento esteve em Campos Novos para capacitação

Antes do procedimento os animais são anestesiados e não sentem dor

Para saber a dose ideal para cada cachorro, é feito anteriormente à aplicação a mensuração dos testículos

Ricardo Lucas, médico veterinário da Rhobifarma, priprietária e fabricante do Infertile, e a prsidente da ONG Antonella Cordi

Um comentário:

  1. Recebe anestésico e é segurado, bem estranho! É complicado ver uma ONG fazendo este tipo de procedimento.

    ResponderExcluir